ZEN Surf. de Trem !!! Em ondas de viagens e informação ...

Zen surf de trem é um blog/coluna, que aborda de maneira jovial e sem compromisso, a realidade de um lugar diferente, os pensamentos de um sonhador e as informações de uma banda que luta em busca divulgar o seu som e sua ideologia . Um blog onde o debate é a palavra de ordem, do social a ufologia, sempre respeitando a opinião do próximo. Publicado em diversos jornais e sites do Mato Grosso do Sul.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

(ZenSurfdeTrem RECOMENDA) Parte 1: Gilberto Brasil Gil !!! A amostra da cultura brasileira ...


Salve , Salve meu Rei ... Hoje estamos aqui pra exaltar um grande icone da cultura Brasileira !!! Gilberto Gil , Soteropolitano , Brasileiro e por que não "do mundo". Afinal já fazem quase meio seculo que Gil doa para nossa cultura uma dose mais do que gigante de conhecimento. Conhecido mundialmente, Gil ao lado de nomes como Pelé , Tom Jobim e Jorge Ben elevam o nosso Brasil para os cantos mais longuiquos do planeta. Seja na musica ou na politica temos nele um espelho de intelectualidade, retidão e alguém que não teme por discutir assuntos polemicos. Quando ministro da cultura , criou o projeto de lei de incentivo a cultura, aonde o artista que tem seu projeto cultural aprovado pelo ministerio tem um grande subsidio do governo federal. Se hoje temos o cinema nacional cada dia mais em ascenção , um dos grande responsaveis é Gilberto Gil. Mesmo quando ministro da cultura não esqueceu suas raizes e seu passado. Gil quando fazia parte da resistencia a ditadura e fora exililado junto com grande parte da "nata de intelectuais" do Brasil , cantou e tocou forte para o mundo o que era o Brasil. Mais afinal o que é a sonoridade de Gilberto Gil ??? Eis alguma coisa muito complexa para se compreender... Cantor , compositor e instrumentista , Gil não segue uma linhagem musical , simplesmente é uma explosão de ritmos e estilos musicais. Separei aqui 5 obras que talvez não sejam as melhores de Gil , mesmo por que isso seria quase impossivel de se fazer. Porém 5 obras que mostram o que é ser Gilberto Brasil Gil !!!


#Aqui segue algumas idéias Zen Surfistas de Trem , dos albuns abaixo. E inaugurando hoje o(ZenSurfdeTrem RECOMENDA) , que trará sempre que possivel algo bom seja de alto nivel para seus pensamentos !!!




---> Panis et Circencis (1968) : Obra magma do Tropicalismo , movimento socio-cultural criado por Gil , Caetano, Os mutantes , Tom Zé e uma legião de Brasileiros cansados da mesmice e caretice que era o Brasil.Diretamente influenciados pela cultura inglesa com o Psicodelismo Britanico dos Beatles, o Tropicalismo foi um choque cultural aonde se misturavam a guitarra eletrica , instrumento até então não utilizado na musica popular brasileira, com ritmos mais do que brasileiros com samba , baião , bossa entre outros. Culturalmente falando este foi sem duvidas o maior movimento cultural do pais . Nele alem da musica , se incluia tambem a maneira irreverente de se vestir , o uso de LSD e a contestação ao que se dizia ser correto.


---> Gil e Caetano (1969) : Um dos muitos albuns gravados pelos " irmãos " como assim são chamados. Gil e Caetano levaram para o Brasil o que a Bahia é hoje. Se hoje temos Axé music , pode crer que isso não existiria se não fossem por esses dois. Em sua musica , a influencia do negro , do candoble e do ritmo deram a base do que hoje temos de axé. Axé que por sua vez , quer dizer "Boa Sorte" "Bons Fluidos" na cultura africana. Gil e Caetano estão na lista dos 5 maiores cantores brasileiros no mundo.


---> Gil e Jorge (1975) : Este album é sem duvida uma obra de arte , Gilberto Gil presenteia seus fãs , com o seu aniversário de 10 anos de carreira , com essa parceria mais do que fenomenal com outro monstro da musica brasileira , Jorge da Capadocia , Jorge Ben ou Benjor , como queiram. Com uma roupagem simples de dois violões, um baixo e uma percursão fazem um som inacreditavelmente inovador , interpretando grandes sucessos de ambos. Um fato bastante curioso porém pouco conhecido foi como surigiu a ideia desse disco. Era inicio de 70 , Jorge Ben acabará de mudar para a extinta gravadora Polygran , um marco na época e gravadora dos grandes nomes da musica brasileira com Gil e Caetano. Foi então que o presidente da gravadora iria dar um jantar de aniversario da gravadora e convidara para o mesmo ninguem menos que o monstro da guitarra "Eric Clapton". Reunidos então na festa , os brasileiros todos "pagando o maior pau pro gringo", foi então que o pediram pra tocar !!! ele fez doce e não tocou ... Gil e Jorge então meio injuriados com o estrelismo de Clapton. Fizeram o maior som , diante de tanta animação resolveram que depois deveriam gravar aquele "bem bolado". Dando origem ao disco , que teve turnes nos EUA e na Europa , redendo grandes elogios do "dinoussaro Clapton" aos brasileiros.


---> Refestança(1977) : Album gravado com Rita Lee , sobre forte influência do Tropicalismo . Esculhacharam tudo , ele então sem uma identidade musical definida e ela sobre os auspicios do Rock and Roll. Nesse disco Gil prova que ele não precisa ser taxado por um estilo musical , ele é simplesmente o seu estilo musical. Pra quem olha hoje Rita Lee é a mãe do Rock no Brasil fora muito influenciada por Gil em sua carreira musical.


Por ultimo , porém não menos importante ...



Kaya n Gandaia (2001) : É impressionante como os anos passam e Gil fica cada vez mais inovador !!! Em pleno ano 2001 , Gil resolve fazer um disco tributo a Bob Marley... Não é de se assustar sendo que foi Gil que disseminou o Reggae no Brasil. Neste disco Gil mais uma vez consegue inovar , fazendo versões trabalhadissimas e brasileirissimas do Rei do Reggae. Suas versões soam como elementos de samba , baião entre outros ritmos brasileiros.Criando a Bossa and Reggae !!! Gil trouxe direto de Kingstone as mesma três Backing Vocals que acompanharam Bob e os Waillers durante toda a sua trajetoria musical , colocando uma pitada da Jamaica em seu som. Outro destaque do disco é o clip " Tree Litle Birds " aonde Gil aparece com Bob viajando em um avião completamente esfumaçado de "paz" . Para os amantes do Reggae realmente esse vale a pena conferir.



É isso ai !!! Espero que gostem da dica do primeiro (Zensurfdetrem RECOMENDA) ...


Hasta la vista Baby !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário