ZEN Surf. de Trem !!! Em ondas de viagens e informação ...

Zen surf de trem é um blog/coluna, que aborda de maneira jovial e sem compromisso, a realidade de um lugar diferente, os pensamentos de um sonhador e as informações de uma banda que luta em busca divulgar o seu som e sua ideologia . Um blog onde o debate é a palavra de ordem, do social a ufologia, sempre respeitando a opinião do próximo. Publicado em diversos jornais e sites do Mato Grosso do Sul.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Escolhas, uma questão de valores?


Caro leitor deste artigo, você acredita com sinceridade no poder de suas escolhas? Você sabe por que escolheu usar sua roupa hoje? Você sabe por que escolheu trabalhar ou estudar? Por que você vai a esta ou aquela igreja? Ou você sabe por que gosta deste ou daquele gênero musical?

Acredito que muitos com certeza dirão que são questões de personalidade, outros, uma questão de princípios. Mas se você realmente questionar a razão de suas escolhas, com sinceridade, talvez você nem imagine a razão das escolhas de sua vida. A verdade é que somos bombardeados diariamente pela televisão, internet ou outros meios de comunicação sobre novos produtos (moda, música, mercado de trabalho, literatura e até mesmo as religiões), impondo em nossas cabeças que o que usamos está errado, nosso corpo está fora do padrão, meu cabelo não está mais na moda, minha música não é a mais tocada e agora tenho que buscar outra que talvez não tenha nada a ver com a anterior.

A propaganda, considerada como a “alma do negócio” realmente possui um poder incrível sobre as pessoas. Um bom exemplo disso é como interpretamos as notícias, que são escritas por pessoas que buscam de maneira sutil demonstrar ou convencer quem esta assistindo ou lendo a matéria, que aquilo que está em sua frente é uma verdade incontestável, muitas vezes omitindo dados ou passando somente aquilo que realmente interessa, convencendo ou convertendo a maioria, deixando de criar um senso crítico na maioria das pessoas. Um bom exemplo disso é o Bolsa Família, que todos criticam, mas a maioria das pessoas não sabem nem sequer o valor e os métodos usados no programa, ou quando criticam, não usam argumentos próprios para a crítica, apenas reproduzem algo que ouviram falar por alguém que elas acreditam estar sempre certo.

Não estou defendendo os programas sociais, mas apenas cito um exemplo, dentre outros muitos, que vivem na boca das pessoas, mas nunca são pesquisados sobre as vantagens e desvantagens, ou porque realmente pensamos daquela forma sobre essas discussões rotineiras. Dentre esses exemplos podemos citar: discussões de futebol (caso da violência das torcidas), problemática indígena, reforma agrária, legalização das drogas, casamento homossexual, reforma política e tributária e a problemática ambiental, temas atuais que vem perdendo espaço para discussões banais e rotineiras.

O problema maior é que muitas pessoas esquecem-se desses assuntos, ou quando raramente vão discuti-los usam jargões comuns da imprensa da “esquerda” ou da “direita”. Meu objetivo é chamar a atenção de você leitor para as notícias que nos cercam serem sempre pensadas e questionadas, jamais use a ideia que a discussão deve ser evitada, prepare-se bem, leia diversas fontes de informação (não assista apenas a televisão), busque pensar e exercite sua mente, assim você estará contribuindo para a construção real da democracia, tão esquecida ou apenas lembrada nos momentos mais propícios dos programas eleitorais. Tenho certeza que a Pátria Amada gostará muito mais de ser a Mãe Gentil desses brasileiros preparados e educados para um futuro cada vez mais complexo e efêmero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário