ZEN Surf. de Trem !!! Em ondas de viagens e informação ...

Zen surf de trem é um blog/coluna, que aborda de maneira jovial e sem compromisso, a realidade de um lugar diferente, os pensamentos de um sonhador e as informações de uma banda que luta em busca divulgar o seu som e sua ideologia . Um blog onde o debate é a palavra de ordem, do social a ufologia, sempre respeitando a opinião do próximo. Publicado em diversos jornais e sites do Mato Grosso do Sul.

segunda-feira, 3 de março de 2014

O que é a banda Surfistas de Trem ???

Ao sul do antigo Mato Grosso, na fronteira invisível que separa o Brasil e o Paraguai, a poucos metros da antiga estação do saudoso Trem do Tereré, surgiu em fevereiro de 2008, em Ponta Porã/MS (Princesinha dos Ervais), à banda fronteiriça Surfistas de Trem.
Com intenção de fazer a sua própria música, levou para suas canções autorais a forte influência sócio-cultural e as peculiaridades impares dessa região tão diferente de nosso país. Mergulhando fundo na exaltação a cultura fronteiriça e toda a sua miscigenação, criaram uma música ao qual batizam de Moderna Música da Fronteira, onde através das variadas influências musicais dos integrantes da banda, conseguiram fazer um som autêntico e inovador.
Assim como na fronteira, miscigenação é a palavra de ordem no estilo musical da banda. Que além da veia forte da Soul Music, passeiam pelo rock, reggae e samba-rock, cantando e exaltando a fronteira invisível e seu cotidiano, além dos grandes nomes  da moderna música do MS.  A resposta é rápida quando questionados qual o estilo musical da banda? Samba Reggae and Roll!  É assim, de maneira mais do que diferente que definem o seu estilo musical.
Com este regionalismo moderno, a banda pouco a pouco conquista cada vez mais um público fiel e cativo, que já ultrapassa as fronteiras do estado de Mato Grosso do Sul. Duas vezes destaque nacional no maior site de música independente do Brasil, o Palco MP3, a banda também acumula diversas participações em festivais e projetos culturais, sendo destacados: Festival da Primavera (Tv Morena), Festival América do Sul (FCMS), Som da Concha (FCMS), Cenasom (FCMS), Som da Fronteira (Fundac/Ponta Porã), Festival Alma y Joven (Dpto de Amambay – PAR), Celebração (UFGD) e Estúdio 104 (Tv Brasil Pantanal).
Com uma boa bagagem musical, amadurecimento das canções e idéias da banda e ainda dois CDs Demonstração já lançados, os Surfistas de Trem se preparam para lançamento de seu primeiro álbum profissional. Intitulado como Moderna Música da Fronteira, o álbum conta com o apoio do FIC/MS (Fundo de Investimento Cultural), e com a produção musical de Alex Cavalheri, tendo lançamento previsto para o segundo semestre de 2014. A banda conta com a mesma formação desde 2010, quando iniciaram o projeto autoral, tendo como integrantes os amigos de longa data: João Caetano (vocal), Renan Dorta (baixo), Cleyto Vieira (guitarra), Alexandre Parra (guitarra) e George Parah (percussão e bateria). Que buscam em cada show realizado mostrar existência de vida inteligente na fronteira do refrescante e saboroso tereré!

(*)Texto de João Caetano, Idealizador e vocalista da banda Surfistas de Trem, Ufólogo, graduado em Ciências Econômicas pela UEMS, especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pelas Faculdades Magsul, membro do Conselho Municipal de Cultura em Ponta Porã, docente nas disciplinas de História Regional e Sociologia,  além de, fronteiriço nato de alma guarani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário