ZEN Surf. de Trem !!! Em ondas de viagens e informação ...

Zen surf de trem é um blog/coluna, que aborda de maneira jovial e sem compromisso, a realidade de um lugar diferente, os pensamentos de um sonhador e as informações de uma banda que luta em busca divulgar o seu som e sua ideologia . Um blog onde o debate é a palavra de ordem, do social a ufologia, sempre respeitando a opinião do próximo. Publicado em diversos jornais e sites do Mato Grosso do Sul.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Bien Venidos en Cerro Corá !!! Um dia de sol , recordes e suborno !!!


Salve , salve , povo dos ervais ... Entre mortos e feridos estou aqui !!! Depois de mais um fds , frenético de muito uisque e churrasco !!! Rsrsrsrs ... Pois bem o que me traz aqui hoje , seria um assunto nada agradavel aos céticos ou a pessoas de bem como nós.É impressonante como o tempo passa , a evolução ocorre a globalização acelera o processo e algumas coisas cotinuam imutavéis.Pois bem, chega de conversa leia e se quiser acredite , pq vc pode ser o proximo !!!

Um dia de sol ...

Todo mundo mais que sabe que ultimamente o dias estão mais quentes do que o habitual , é facil de perceber ...De alguns anos para cá o tão falado "aquecimento global" tem sim ficado mais evidente.Por isso já está mais do que está passando da hora, de cada um que mora aqui nesse planeta , fazer a sua parte , para que não viremos "churrasquinho humano".Bem , no ultimo domingo (22/11) , para aproveitar
esse "sol ultra tropical" , decidimos concretizar uma idéia que a tempos já estavamos arquitetando.Nesse dia acordei cedo , e logo já recebi a visita do meu irmão "Carlitos" ( pra quem não sabe , Carlitos é:"Carlos Joaquim das meninas") , para que pudessemos chamar o resto da trupe e então vazar para o destino.

O destino e a trupe !!!

Naquela tarde tinhamos como destino, o Parque Nacional Cerro Corá , parque histórico paraguaio as mergens do Rio Aquidaban e aonde foi morto o Comandante Solano Lopez , um martir para todo o povo paraguaio e o um dos maiores nomes da Guerra do Paraguai.O parque fica a 43 Km de Ponta Porã para dentro do Paraguai , via Ruta Quinta , estrada que liga Pedro Juan a capital Assucion.Tinhamos aquele dia como parte da trupe , Carlitos , Coxinha , Gigio Maresia , Raposa e eu.Iriamos partir após o almoço, foi quando pouco antes de começarmos a odisseia , o Raposa sem tecer explicação concreta , disse que não iria mais.Então iriamos os " 4 Bravos guerreiros ", nos reunimos e fomos comprar uma gelada e abastecer o carro, foi no posto já a caminho que encontramos mais um amigo para a aventura. Era ele , "Paulinho Couto" , que prontamente se dipos a ocupar a vaga deixada por Raposa na aventura.Sem mais demora, o Paulinho sugeriu que fossemos todos em um carro somente , e foi oque fizemos. Tudo pronto agora eramos , 5 Homens e um destino ... RSRSRS , o ninguem sabia era qual seria ao certo o destino que nos esperava. O calor era intenso e então partimos , Carlitos, Gigio Maresia , Coxa Guitar Surf de Trem ,Paulinho Couto e eu , com muita malicia e algumas cervejas.Para o meu espanto, naquele carro estavam 4 pontaporanesses nascidos e mau criados na fronteira do ervais , que não conheciam nem se quer Solano Lopez muito menos que no Paraguai exista um Parque Nacional em virtudade da guerra.Para eles, estavam simplismente indo tomar banho no rio.RSRSRSRSRSRS !!! Então seguimos viagem , ao som de um bom Reggae rumo ao Cerro...

O primeiro susto ...

A caminho do parque antes mesmo de entrar para o Paraguai , surgiu quase como um debate, a indagação !!! Teriamos necessidade de estar com o permisso??? que é o documento que dá direito ao estrangeiro adentrar ao Paraguai , uma especie de visto provissório.Sendo que nós todos somos de Ponta Porã e rapazes sérios , pensamos não haver necessidade do documento...Afinal surgiu a lenda de que 50 KM pra dentro do PY ainda seria permitido a ausência do documento, não sei quem falou isso, mas era lenda mesmo!!! De Ponta Porã até o Parque Nacional do Cerro Corá são 43 Km de distancia e tem apenas um posto da Policia Nacional , na altura de "Chiry Guello" distrito no PY que daria 30 Km de distancia já percorrida.Sendo assim seguimos o nosso rumo.Entre incesante cabruração e uma alegria contagiante da trupe , a ruta quinta parecia estar muito tranquila , foi quando o Posto da Policia fora avistado.Então sugeri ao Paulinho que estava no "pilotes" ,que se fizesse de dessentendido, caso fosse questionado sobre a ausência do permisso... É, e ele levou muito a sério isso mesmo!!! Chegando mais proximo ao posto , disse a ele que falasse que estavamos indo o Parque Nacional Cerro Corá , pedi que ele falasse assim , com o objetivo de dar um ar de turistas mesmo, meio que desentendido , cada vez mais proximo e esperando que não fossemos abordados , veio o sinal do "tira paraguaio" para nos encostarmos.E o dialogo foi o seguinte :

POLICIA: Hola que tal ??? Su documentos e del coche !!!

PAULINHO : Ahmã??? Ata !!! ( passando os documentos)

"Clima tenso nesse momento"

POLICIA: El coche no se encuentra em su nombre , tiene la autorizacion para guiar ???

...Paulinho sem entender nada de espanhol , lembrou da minha dica e disse:

PAULINHO : Nemmm , eu to indo aqui no Parque Nacional !!!

completamente sem entender nada , o Policial , até pensou que estavamos de brincaeira com ele , quando derrepente ... Pediram para que um outro carro sem placa e cheio de brasileiros encostassem também e vendo que o novo carro poderia render mais, nos liberou sem dar nenhuma explicação. Para a nossa sorte ou não !!!

Ufa , estavamos livre !!!E quase chegando no Rio ou Parque Nacional ... Como queiram!!!

Bien Venido en Parque Nacional del Cerro Corá :

Enfim chegamos ainda sobre efeito da adrenalina , que acabavamos de passar devido a intervenção da Policia.O calor escaldante , so fazia aumentar o desejo de entramos no rio e tomar uma cerveja gelada.A caminho do rio , fomos verificando que o Parque realmente seria obra cultural paraguaia.Não havia muitas pessoas no parque , tornando o local , um lugar de trementa calmaria e muita paz.Ideal para descansar e colocar os assuntos da trupe em dia.Dentre a mata e sob a instruções do nosso guia "Coxa" ,que tinha ido até o parque a algumas semanas antes, fomos até um barranco que dava para um bom lugar para banharmos e tomarmos as geladas.Maravilha , finalmente o rio , e a refrescancia ... O rio estava baixo , porém niguem arriscou a nadar,a não ser o "Coxa Phelps" que quase não voltou para o barranco.Queriamos mesmo é ficar "dont worry be happy".E estavamos assim!!! Entre os assuntos do parque , surgiu mais uma incognita , quem cuidava daquele local? Disse a eles que ali existiam guardas do parque , tipo o guarda Belo que cuida do Parque do Zé Colmeia e Catatau...Fui motivo de piada, devido a essa afirmação.Não demorou muito, e o que eu tinha dito realmente foi constatado.

O Guarda do Parque !!!

Ainda estavam rindo, quando fomos abordados mais uma vez pela LEI Paraguaia dessa vez , o guarda do Parque !!! O assunto conosco foi breve , e apenas questionou nossas cervejas... Disse para nós que não poderiamos levar cervejas de garrafa por causa de vidros no rio.Disse a ele que não teria problema algum, pois juntariamos todos os vasilhames e lixo que pudesse ser nosso e não poluiriamos a natureza...O guarda agradeceu e seguiu seu trabalho ... Foi nesse momento que comecei a me atentar a um outro fato.


UM RECORDE .

Com a saida do guarda , verifiquei um fato muito interessante e "sujo".Em uma parte mais acima da onde nos estavamos, se encontravam um grupo de pessoas.Naturalmente paraguaios devido ao "guarani que travavam".O pessoal da ala de cima estava bastante animado ,tinha musica e algumas "capivaras" que faziam jus aquela velha frase : "Pula na agua capivara".Rsrsrsrsrsrs... Durante algum tempo observamos que quase que instantaneamente desciam pela correnteza latinhas de cervejas , bem essas tipo exportação , ouro fino e compania. Então, pensei : Cerveja de garrafa num pode né , mais de lata sem problemas ... Então veio o recorde , fizemos um calculo de latas/minutos !!! Marcamos 10 min , contamos aproximadamente quantas latinhas desciam rio a baixo !!! Chegamos a histórica marca de 16 latinhas de cervejas durante aproximadamente os 10 min, que contabilizamos o ato "porco" dos banhistas paraguaios!!! Fora as latinhas que desciam rio a baixo , a margem do rio também estava completamente tomada de latas , sempre do tipo exportação , o que aumentam as evidencias de que quem poluiu o Parque teria sido mesmo os proprios donos do Parque, o povo paraguaio.

Depois de um dia de sustos , banho de rio , peixe cru , cervejas e risadas decidimos voltar para a "Princesinha dos Ervais". Então como bons militantes do Partido Verde e apoiadores da natureza , recolhemos todas as garrafas consumidas por nos e qualquer vestigio de lixo que pudesse prejudicar a natureza.Antes de irmos ainda demos uma volta no parque e fomos visitar a estatua do velho Solano. |OK é hora de partir|


" O SUBORNO "





Olha só , que o Paraguai não é nenhum pais de primeiro mundo todos sabemos né.O Paraguai é um pais pouco maior que o estado do MS e possui uma população de aproximadamente de 6 milhões de pessoas.E assim como a maioria dos paises latino-americanos sofre com problemas basicos.Sem ter uma estrutura socio-economica viavel para o pais, o paraguai esbarrou anos e anos em crises , bandidagem e falta de segurança.O que é uma pena , para o nosso querido pais hermano.Apesar disso é lamentavél o fato que vou relatar agora.Voltando da "saga Cerro Corá" ainda teriamos que passar novamente pelo posto policial.Porém dessa vez pensamos que seria mais tranquilo uma vez que já haviamos passado horas antes e fomos liberados.Então fomos mais tranquilos, na volta !!! É o que pensavamos ... Novamente passando pelo posto policial nos pararam só que dessa vez com mais rigidez.Sabemos que a policia está pra fazer se cumprir a lei, e sabemos também que policia nenhuma é policia se não for corrupta.No Brasil não é diferente eu mesmo junto com o "Turco Saad" uma vez fomos abordados por dois "malandros" da policia, o Gordinho e Cap. Nascimento , e tivemos que pagar pra sermos liberados.Afinal quem nunca pagou a policia ??? Mais pior que pagar a policia , é ter que aguentar policiais mal treinados em todas as formas.Essa policia paraguaia é ilária.Parados novamente, se aproximaram 4 policiais, pedindo documentos pessoais de todo mundo , e do carro... Questionaram os permissos e foram informados pelo "Paulinho" que não tinhamos permissos e que outro policial daquele mesmo posto disse que poderiamos ir até o parque e voltar sem o permisso.Então fizeram aquele velho procedimento , de policia paraguaia.Apreenderam os nossos documentos.Disseram para todos descerem do carro e começaram a revistar tudo no carro.Nada encontraram de irregularidade, porém ainda precisavam "ganhar la plata hermano". Tentei conversar com um policial, e disse que eramos estudantes , e que estavamos somente tirando algumas fotos e conhecendo o belo "Parque Nacional do Cerro Corá" ... Ainda apelei quase que como "um direito de parola" , citar o mercosul , dizendo que como eramos estudantes e estavamos a menos de 50 km do pais não necessitariamos de permisso.Para meu espanto , o policial meio que se mostrou comovido e foi até seu superior que a essa altura já estava "carcando" no Carlitos.Porém nada foi resolvido , os outros meganhas paraguaios só observavam , tomavam tereré e riam como quem tirava uma onda dos "troxas" aqui.Então nós todos sem grana , não poderiamos fazer nada , já que o que eles queriam mesmo era "PLATA HERMANO". Nesse instatante o cansaço já tomava conta de todos.Gigio estava com uma cara de estafado assim com Coxa e Paulinho , que até sugeriu ao Policial que disse que nos iriamos dormir no posto policial, um colchão pq ele estava "podre a bodado".Entre dialogos em Português , Espanhol e outros dialetos, não tinha jeito mesmo. Estavamos presos no Paraguai , motivo ??? A sei lá ... Uns diziam que era por causa dos permissos , outros diziam que era por causa de uma autorização para dirigir no PY , outros simplismente não diziam nada só riam , tomamvam tereré e esperavam a "esmola".O que era mais engraçado de tudo é que enquanto estavamos detidos, passavam por nos diversos carros irregulares ( sabe aqueles "Cabritos", com placa do interior de SP), motos vans com 4 ou 5 pessoas em cima e camionetes "´pau de arara " cheias de crianças na caçamba.É isso mesmo , não tendo condição alguma de sermos liberados , resolvemos contar as moedas... Com a bagatela de R$ 56,00 , arrecadados por todos , resolvemos ofertar ao chefe da Policia com intuito de nos liberarem.Esse valor era incondicionalmente menor ao valor que inicialmente eles tinham pedido que era de R$ 350,00 e logo depois reduzido para R$ 150,00. De fato o valor era mesmo muito baixo e fiquei com receio de ofertar para eles que estavam entre 6 homens.Mas não havia o que ser feito , então "Carlitos" se dirigiu com a grana , pediu desculpas e disse que era tudo que tinhamos. O policial devolveu os documentos e pediu e nos liberou.Que eu não gosto de policia isso todo mundo sabe , mais agora depois dessa... A principio eu fiquei com muita raiva, pois não estavamos fazendo nada demais , apenas prestigiando a cultura deles.Depois que passou a raiva me veio a pena!!! Uma quantia de R$ 56,00 para ser dividida entre 6 policiais é realmente é o cumulo do subsdesenvolvimento , R$ 9,33 para cada um.Depois pensei , se cobrassem R$ 10,00 por pessoa para entrar no parque seria menos corrupto, menos trabalhoso e menos pobre. Afinal em qual pais que se suborna 6 policiais a menos por U$ 5,00 para cada um ??? Isso sim é que deixa um pais pobre , se a policia que é para servir e fazer cumprir a lei se deixa ser subornada por estudantes a troco de nada, que lei será cumprida??? Este fato pode ser novo para alguns , mais quem conhece mesmo o PY sabe que muito do seu atraso é pelo seu proprio povo... O lance de dar erva de terere , cerveja e outros agrados para a policia paraguaia não é um fato isolado daquele posto policial , mas algo que já está inserido na cultura da policia paraguaia. O Brasil num fica atras não , por isso denuncie a policia , mas não denuncie a policia para a policia , eles podem querer dinheiro para analisar o caso. A imprensa é o caminho , faça fatos como esse se tornarem publicos , talvez isso possa melhorar, mas não se cale !!! Quem cala consente...

Ps: Aguardo comentário desses nobres senhores que estavam nessa odisseia para o Parque Nacional do Cerro Corá , aonde pode-se jogar lixo no rio , andar de moto entre 5 pessoas , em carros roubados e caçamba de camionete.Mais num pode ser brasileiro , senão tem que pagar "multa cherá" , ai depois que pagar , ai pode tudo !!! rsrsrsrss

Abs , ao meus camaradas !!! A vida seria bem menos perigosa sem vcs , mais bem menos divertida tbm ... Fiquem com JAH !!!

5 comentários:

  1. É coisa boa esses muleques não estavam fazendo ... Curva de rio !!!

    ResponderExcluir
  2. hauahuahuhauhauah
    ae john, chorei de rir aqui velho.. só tinha figura na historia!!
    abrass

    ResponderExcluir
  3. adorei, a descriçao da história ta otima da p imaginar tudo certinho, quem conhece o parque, os tipos dos policiais paraguios e vcs.... eh hilário :)

    ResponderExcluir
  4. mto bom, parece q estou vendo cada cena......

    ResponderExcluir